ASSEMBLEIAS



ATA DA 110ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No décimo oitavo dia de março de 2017, sábado às 09:30h em primeira convocação, e às 10:00h em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 14/02/2017, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 110ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas, nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/0001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo assumido a Presidência da Mesa a Sra. CELISA BERANGER e, como Secretária da Mesa a Sra. LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES.

Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de: 1) Aprovação das contas, do balanço e das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2016; 2) Ratificação do reajuste na anuidade de 2017; 3) Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, a Presidente Celisa Beranger apresentou o resumo elaborado pela Diretora Tesoureira Maria Virgínia Fernandes que observou a ocorrência de  déficit operacional no ano,  devido à insuficiência de recursos originários das receitas de anuidades para a cobertura dos custos fixos do SINARJ (receita de anuidades da ordem de R$ 48.000,00 e custos fixos da ordem de  R$ 63.000,00). Ao final de 2016, o total em caixa e aplicações somou cerca de R$ 108.000,00. Observando-se o Fluxo de Caixa podemos concluir que foi um ano bastante diferente de 2015, uma vez que a parte financeira foi reequilibrada, com um resultado positivo da ordem de R$ 27.000,00. O resultado positivo do Exercício foi decorrente principalmente do sucesso do Simpósio (165 pagantes), com uma pequena contribuição dos eventos menores realizados ao longo do ano.

Colocado em votação, foram aprovadas por unanimidade as contas, o Balanço e as Demonstrações Financeiras do Exercício findo em 31 de dezembro de 2016.

Com relação ao segundo item da pauta, foi colocada em votação a retificação do aumento  de 5% proposto pela Diretoria para a anuidade, ressaltando que  o  desconto para pagamento antecipado,  até 1º de março, foi aumentado de  5% para 10% fazendo com que a anuidade se mantivesse igual a de 2016. Foi aprovado também que esse ano não haverá aumento no custo dos eventos menores, permanecendo os mesmos valores R$ 20,00 para associados e R$ 65,00 para  outros.

Com relação ao terceiro item da pauta, Assuntos Gerais, a Presidente Celisa Beranger deu a palavra ao Diretor Técnico Fernando Fernandse que fez algumas ponderações evidenciando, dentre outros, que o Sindicato tem um peso legal maior, em termos de força, que uma Associação. O SINARJ tem um papel representativo muito claro, seu nome é respeitado como referência nacional e até internacional. Por unanimidade foi definida a permanência da instituição como Sindicato.

A seguir outros assuntos foram aqui abordados.

A Presidente Celisa Beranger apresentou a proposta de atualização do atual Currículo de Referência para Formação, datado de 2005, do qual todas as escolas do Rio de Janeiro participaram. O Diretor Técnico Fernando Fernandse pediu a palavra para ressaltar que este currículo não é utilizado nem divulgado, Fernando sugeriu que após o levantamento das proposições de reforma para o currículo, seja formada uma comissão consultiva, composta por três astrólogos especialistas em educação, que avaliará as alterações propostas visando a conclusão de um novo currículo.

A seguir a Presidente Celisa Beranger comunicou que será feita uma revisão do Estatuto Social da instituição que será remetido aos associados para que estes possam opinar e, posteriormente haverá uma Assembleia Extraordinária para aprová-lo.

Um participante perguntou a Presidente Celisa Beranger com relação a taxa de retorno para os associados inativos. Celisa respondeu que ela foi definida em meia anuidade na AGO de março de 2015.

Participaram da presente assembleia 17 associados sendo 2 representados por procuração.

Nada mais tendo a declarar ou deliberar a Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata, que após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 18 de março de 2017.

CELISA BERANGER
Presidente da Mesa

LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES
Secretária da Mesa

 


ATA DA 109ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No décimo nono dia de março de 2016, sábado às 09:30h em primeira convocação, e às 10:00h em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 16/02/2016, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 109ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas, nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/0001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sr. OTÁVIO AZEVEDO DE ARAÚJO, e, como Secretária da Mesa a Sra. LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES.

Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

1) Aprovação das contas, do balanço e das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2015;
2) Ratificação do reajuste na anuidade de 2016;
3) Eleição de Diretor Técnico, Diretor Social e Conselheiro Fiscal; e
4) Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, a Diretora Tesoureira Maria Virgínia Fernandes observou que ocorreu um déficit operacional no ano, principalmente devido à insuficiência de recursos originários das receitas de anuidades para a cobertura dos custos do SINARJ. Ao final de 2015, o total em caixa e aplicações somou cerca de R$ 79.000,00. Observando-se o Fluxo de Caixa financeiro de 2015, podemos concluir que o déficit operacional foi coberto parte pela utilização dos rendimentos das aplicações e parte pelo resultado do Simpósio de 2015.

Colocado em votação, foram aprovadas as contas, o Balanço e as Demonstrações Financeiras do Exercício findo em 31 de dezembro de 2015.

Com relação ao segundo item da pauta, foi ratificado o reajuste na anuidade 2016, R$ 320,00 para efetivo e R$ 160,00 contribuinte. Foi ratificada também a cobrança em  eventos pequenos de uma taxa de R$ 20,00, em 2016, para os efetivos e contribuintes.

Com relação ao terceiro item da pauta, o Presidente da Mesa, Otávio Azevedo, deu a palavra a Presidente Celisa Beranger, que comunicou as renúncias de Mary Silva Barbosa ao cargo de Diretora Social e Otávio Azevedo ao cargo de Vice-Presidente.

Celisa Beranger apresentou Fernando Fernandes como candidato ao cargo de Diretor Técnico, Regina Fernandes para o cargo de Diretora Social e Gleide Furtado Gomes para o Conselho Fiscal, ficando deliberada nesta data a vacância para os cargos de Vice-presidente e Diretor de Relações Públicas.

Uma vez colocado em votação, os três nomes foram aprovados por unanimidade:

DIRETOR TÉCNICO: FERNANDO DE OLIVEIRA FERNANDES

DIRETORA SOCIAL: REGINA DOLORES FERREIRA FERNANDES

CONSELHO FISCAL: GLEIDE FURTADO GOMES

Os dois Diretores e o Conselheiro Fiscal eleitos acima, tomaram posse de seus cargos nesta data, cujo mandato tem início em 16/03/2016 e término no dia 07/03/2018.

Na data de 07/03/2015, data da última assembleia, o SINARJ tinha 198 associados sindicalizados, sendo 157 associados com direito a votos (associados, beneméritos e ex-presidentes), e 41 associados sem direito a voto (associados contribuintes). Na referida assembleia estiveram presentes 37 associados, sendo 35 votantes e 2 associados não votantes.

Nesta data, em 19/03/2016, o SINARJ tem 199 associados sindicalizados, sendo 144 destes associados com direito a voto (associados, beneméritos e ex-presidentes), e 55 associados sem direito a votos (associados contribuintes). Na presente assembleia estiveram presentes 15 associados sendo 14 associados votantes e 1 associado não votante.

Com a eleição realizada nesta data, a Administração do SINARJ passa a ter a seguinte composição:

PRESIDENTE: CELISA MARIA CARDOSO BERANGER

DIRETORA SECRETÁRIA-GERAL: LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES

Suplente: Elizabeth Guimarães

DIRETORA TESOUREIRA: MARIA VIRGINIA DA FRANCA COUTO FERNANDES

DIRETOR TÉCNICO: FERNANDO DE OLIVEIRA FERNANDES

DIRETORA SOCIAL: REGINA DOLORES FERREIRA FERNANDES

Suplente: Regina Fernandes

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: DENISE DE ALMEIDA DA SILVEIRA CARVALHO

CONSELHO FISCAL: GLEIDE FURTADO GOMES, MARIA APARECIDA BEZERRA e SERGIO RIVERO PUPO

Com relação ao quarto item da pauta, foi ratificado o estabelecimento do prazo limite de  04 anos para os associados contribuintes que não possam comprovar que ainda são estudantes. A Presidente Celisa Beranger, pediu a palavra para informar que, feita a consulta, seria muito difícil o SINARJ funcionar como Sindicato em termos patronais, como sugeriu a associada Marcia Mattos.

O Diretor Técnico eleito, Fernando Fernandes, pediu a palavra para sugerir a mudança de critério para aprovação de candidatos a associados sem comprovação de formação. Serão divulgadas três ou quatro datas anuais para o exame, que incluirá constará primeiro de uma prova escrita e após uma entrevista. Esta proposta foi aceita por unanimidade.

Nada mais tendo a declarar ou deliberar o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata, que após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 19 de março de 2016.

OTÁVIO AZEVEDO DE ARAÚJO
Presidente da Mesa

LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES
Secretária da Mesa

 


ATA DA REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DE 16/01/2016

Presentes: *Celisa Beranger – 100, *Denise de Almeida Carvalho – 741, *Elizabeth Guimarães – 627, *Fernando Fernandse – 630, *Gleide Furtado – 104, Irinez Rodrigues – 038, José Maria Gomes Neto – 056, *Lucia Xavier – 489, Luzimar Alves de Lima – 412, Marcia Mattos – 016, *Maria Aparecida Bezerra – 524, Maria Regina Peixoto Pereira – 753, *Maria Virgínia da Franca Couto Fernandes – 495, Marilda Goulart Correia – 190, Otávio Azevedo de Araújo – 011, Paula Belluomini – 774, *Regina Fernandes – 494, Ronaldo Binari da Silva Freire – 272, *Sergio Rivero Pupo – 727, Sidney Robson dos Santos Dantas – 505.

(O * marca os integrantes da diretoria ou da comissão de apoio)

A finalidade desta reunião é informar e debater temas de extrema relevância para nosso sindicato. A participação dos associados nas decisões que serão tomadas é muito importante.

*Apresentação da condição econômica e financeira do SINARJ  e definição da anuidade para 2016

Celisa apresentou um resumo do relatório da Diretora de Tesouraria, Maria Virginia Fernandes, clique aqui para acessá-lo.

Em 2015 a despesa fixa do SINARJ foi de R$52.000,00, já descontadas os extras no valor de R$14.000,00 (R$9.000,00 referentes as atas de 2014 e 2015 e R$1000,00 de um relatório contábil extra solicitado pelo governo, R$1000,00 ainda do pagamento do Simpósio de 2014, R$1.000,00 de serviços extras para o site e R$2.000,00 da compra de um novo computador)

O valor total arrecadado com as anuidades (temos 194 associados ativos 139 efetivos e 55 contribuintes). foi de R$ 42.000,00. Portanto há uma diferença de R$10.000,00 ou 23,8%. Em 2015, o Simpósio deu um resultado  positivo  da ordem de  R$5.000,00,  mas este resultado não deve ser considerado para as despesas fixas porque  nem sempre o Simpósio deu resultado positivo.

Na verdade, a diferença para menos entre arrecadação com anuidades e despesas  vem ocorrendo, pelo menos, nos últimos três anos. Em dezembro de 2013 nossa reserva aplicada era de R$93.000,00, agora este valor está em  R$66.000,00, embora tenhamos R$11000,00 na conta. O resultado deste investimento (em 2015 foi de R$6.500,00), vem sendo utilizado para  pagar parte da diferença, mas isto tem sido suficiente e o valor aplicado vem baixando. Portanto é preciso que  sejam tomadas medidas para reduzir a diferença.

Já efetuamos alguns cortes nos custos. Reduzimos a conta do telefone retirando itens desnecessários e inserindo um celular (ligações de fixo para celular são muito caras e a maioria só usa celular), cancelamos a segunda banda larga e o contrato da pessoa que fazia as inserções no site, que agora está sendo feito pela Diretora de Comunicação e Marketing, Denise de Almeida Carvalho.

Os eventos pequenos, na melhor das hipóteses, empatam.

Sem dúvida, continuaremos a nos esforçar para aumentar o número de  associados, mas em função do exposto é necessário tomar algumas medidas para reduzir o déficit.

As propostas são as seguintes:

Aumentar a anuidade em 15 ou 20%. Lembrando que isto não cobrirá a diferença em 2016 porque o custo fixo orçado será da ordem de R$60.000,00  (R$5.000,00 por mês).

Aumentar o percentual do contribuinte de 50 para 70%.

Passar a cobrar ingresso aos associados nos eventos pequenos, dando um desconto de 50%.

Ainda nos eventos pequenos, aumentar o valor dos não associados de R$50,00 para R$70,00. R$50,00 foi o valor do ano passado, estamos propondo um aumento maior que a inflação considerando que o valor está muito baixo.

Antes de promover a votação diversos temas foram abordados

Foram mencionados alguns locais sem custo ou de baixo custo para os eventos pequenos. Foi acordado que todos aqueles que tiverem possibilidade desenvolverão esforços para encontrar locais sem custo ou de baixo custo.

Foi comunicado que antes do lançamento do Simpósio haverá uma divulgação informando aos palestrantes do Rio de Janeiro que serão privilegiados os astrólogos associados ao SINARJ.

Foi debatida a possibilidade de incentivar o aumento de associados de outros estados, mas Celisa lembrou que apesar do SINARJ  ter alguns poucos  associados  de outros estados,  é uma instituição estadual   e não deve competir com a CNA.

*Validade e custo para mudança de sindicato para associação.

Celisa comunicou que o custo é da ordem de R$ 12.000,00 e não há qualquer vantagem em termos de redução de custos com convocações ou atas de assembleias, tudo fica igual.  Na ausência de vantagem concreta com tal transformação, foi decidida, por unanimidade, a manutenção do SINARJ como sindicato.

Marcia Mattos solicitou a verificação da possibilidade do SINARJ atuar como sindicato no caso de sua empresa e de outras. Celisa ficou de verificar junto ao contador.

Votações:

*Correção do Valor da Anuidade

Foi votado o aumento de 15 e de 20% e aprovado, por maioria,  20% de aumento para a anuidade. Em seguida, o valor corrigido que seria  de R$324,00 foi reduzido para R$ 320,00. O pagamento até 28/02 tem desconto de 5% e o valor integral, com vencimento em 31/03, poderá ser parcelado em até 4 vezes.

*Aumento da percentagem da anuidade do  Contribuinte

Celisa esclareceu que alguns contribuintes são astrólogos e estão nesta categoria para pagar menos.  Foi decidido não aumentar o percentual para não prejudicar os estudantes, mas na próxima assembleia será votada a obrigatoriedade de mudança de categoria após quatro anos, tempo considerado para a formação.

*Cobrança de Eventos Pequenos aos associados e aumento do valor para os demais

Após debate foi decidido que será cobrada apenas uma taxa. Foram votadas os valores de R$15,00 e R$20,00 e aprovada, por maioria, a taxa de R$ 20,00. Não haverá redução da taxa para sócio contribuinte. Para não associados o valor passará de R$50,00 para R$ 65,00.

* Alterações na Diretoria e Currículo de Referência

Celisa comunicou o pedido de demissão da Diretora Social, Mary Barbosa  (outubro) e do Vice-Presidente, Otávio Azevedo (novembro). As demissões  farão parte da ata da Assembleia Geral Ordinária, já marcada para o dia 19 de março.

Em seguida, Celisa  comunicou que Fernando Fernandse assumirá a Diretoria Técnica e irá promover a revisão do Currículo de Referência, que foi concluído em 2005 com a participação de todas as escolas e professores que fazem formação no Rio de Janeiro.

Regina Fernandes, até aqui ocupando o cargo de suplente, assumirá a Diretoria Social.

A Assembleia Geral Ordinária, que ratificará as decisões aqui aprovadas, está marcada para 19 de março, após  teremos o evento Previsões para 2016 e em seguida a comemoração do aniversário do SINARJ (dia 14). Neste evento ainda não será cobrada taxa aos associados.


ATA DA 108ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

No sétimo dia de março do ano de 2015, sábado, às 12:30 h em primeira convocação, e às 13:00 horas em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado nojornal “Extra” do dia 02/01/2015, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 108ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991.
O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/00001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sr. RENATO HASSON CHEBAR. e como secretária da mesa Sra. PATRÍCIA MESSINA MEDEIROS.

Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

1) Aprovação das contas, do balanço das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2014.
2) Ratificação e aprovação do reajuste na anuidade de 2015.
3) Eleição de nova Diretoria.
4) Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, a conselheira Maria Virginia Fernandes, pediu a palavra para apresentar as seguintes observações:

As anuidades recebidas dos associados totalizaram um valor de R$ 42.965,14 e não foram suficientes para cobrir as. despesas decorrentes do ano de 2014 (R$ 57.100,09). Essa diferença foi coberta por parte do rendimento das aplicações financeiras.

Cabe registrar os elevados custos com a realização de Assembleias, que resultaram em despesas de R$ 6.809,00, no ano de 2014.

O rendimento das aplicações financeiras foi de R$ 7.094,50 e parte dessa receita foi utilizada para pagar as despesas decorrentes do ano de 2014, que além delas, foram resgatados ao longo do ano um valor de R$ 6.641,26 que reduziu o saldo das aplicações financeiras de R$ 93.605,94 (31/12/2013) para o valor de R$ 86.964,68 (31/12/2014).

Com base no valor médio das anuidades de 2014 (191) e considerando o custo de 2014 (cerca de R$ 3.800,00 mensais), podemos dizer que precisamos de cerca de 220 associados para cobrir o custo anual com as despesas correntes. Entretanto, não podemos esquecer que esse valor deve ser aumentado para fazer face a um custo em 2015 cerca de 10% mais elevado do que o de 2014.

O Simpósio resultou em prejuízo para o SINARJ no valor aproximado de R$_7.000,00.

Colocado em votação, foram aprovadas as contas, o Balanço e as Demonstrações Financeiras do Exercício findo em 31/12/2014.

Na sequência, com relação ao segundo item da pauta, foi ratificada a aprovação do reajuste na anuidade 2015.

Dando prosseguimento, o Presidente da Mesa Renato Chebbar convidou Celisa Beranger para apresentar a única chapa inscrita. Foram expostas as propostas da chapa Zodíaco e apresentados individualmente os componentes para uma nova Diretoria.

Celisa Beranger ressaltou a importância da captação de novos associados e apresentou a chapa denominada Zodíaco.

Uma vez colocada em votação, a chapa Zodíaco foi aprovada por unanimidade. A eleição da nova Diretoria se deu em virtude da renúncia coletiva da Diretoria anterior, ficando aprovada nesta data a vacância para os cargos de Diretor Técnico e Diretor de Relações Públicas. A nova Diretoria passa então a ser composta pelos seguintes integrantes:

PRESIDENTECELISA MARIA CARDOSO BERANGER

VICE-PRESIDENTE: OTÁVIO AZEVEDO DE ARAÚJO

DIRETORA SECRETÁRIA-GERAL: LUCIA XAVIER SARMENTO NEVES
Suplente:
Elizabeth Guimarães

DIRETORA TESOUREIRAMARIA VIRGINIA DA FRANCA COUTO FERNANDES

DIRETORA SOCIAL: MARY SILVA BARBOSA
Suplente:
Regina Fernandes

DIRETORA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: DENISE DE ALMEIDA DA SILVEIRA CARVALHO

CONSELHO FISCALMARIA APARECIDA BEZERRA e SERGIO RIVERO PUPO

Comitê de Assessoramento e Apoio: Anne Heloise Almeida, Fernando Fernandes, Gleide Furtado Gomes, Marilda Goulart, Marilha Suzuki, Nezilda Passos e Sandra Fanzeres.

Uma vez colocada em votação, a chapa foi aprovada por unanimidade.

Seguindo ao último item da pauta, Assuntos Gerais, a Diretora Tesoureira eleita, Maria Virginia Fernandes, pediu a palavra para expor a  necessidade de se estabelecer critérios para o associado que desejar regularizar sua situação com relação a anuidades atrasadas.

Foi aceita pela maioria a opção da cobrança de uma taxa de readmissão equivalente a 50% da anuidade, referente a categoria do associado, juntamente com o pagamento da anuidade de 2015. No caso de reincidência a taxa passará ao dobro.

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar, o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata que, após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 07 de março de 2015.

RENATO HASSON CHEBAR 
Presidente da Mesa

PATRICIA MESSINA MEDEIROS
Secretária da Mesa

 

 


ATA DA 107ª ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 13:00 h do dia 21/06/2014#
CNPJ 01.957.469/00001-86

No vigésimo primeiro dia de junho do ano de 2014, sábado, às 13:00 h em primeira convocação, e às 13:10 horas em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 16.04.2014, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 106ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/00001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, em quórum necessário e contando com as presenças de 40 (quarenta) associados, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sra. Maria Eugênia Suany de Castro Pisani e como secretário da mesa Renato Hasson Chebar.

Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

  1. Alteração do Estatuto Social – art. 9° Inciso 1 – cargo de Presidente alterar de 03 para 02 anos de atividade ininterrupta.
  2. Elaboração de propostas em relação a reserva de caixa financeira.
  3. Eleição para nova Diretoria.
  4. Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, foi negada a alteração no Estatuto, Art. 9°, Inciso 1, por 23 votos contra e 20 a favor, da redução do tempo necessário de 03 para 02 anos a fim de ocupar o cargo da Presidência do SINARJ.

Com relação ao segundo item da pauta, foram apresentadas as seguintes sugestões:

  • Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, sugere trazer um astrólogo proeminente do exterior e subsidiar o Simpósio para os associados.
  • Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, levantou a questão de aprovação em Assembleia para qualquer projeto novo que utilize os recursos da reserva financeira do SINARJ. E foi confirmado que assim terá que ser.
  • José Maria Gomes Neto, Diretor Social, sugere criar um selo editorial, onde o Sindicato dará suporte para publicar, editar, revisar livros, textos e artigos do associado.

Foi criada uma comissão, que num prazo de 90 (noventa) dias, trará as respostas mais definidas com os seguintes membros da Comissão Editorial: Celisa Beranger, Marcia Mattos, José Maria Gomes Neto, Fernando Fernandes, Maria Eugênia Suany de Castro Pisani e Sergio Rivero Pupo.

  • Marcia Mattos, Presidente, sugere fazer uma campanha publicitária em ônibus (busdoor), divulgando a atividade astrológica e dos associados do SINARJ.
  • Heber Fernandes da Silva, associado, sugere fazer um estudo de permuta ou de aluguel de nossa Sede, por algum outro lugar com mais acessibilidade, já que o Centro da Cidade é um local ermo à noite e praticamente inútil nos finais de semana. Renato Chebar, Vice-Presidente, concorda e sugere um local de fácil acesso, com metrô e ônibus onde possamos usufruir melhor a nossa Sede e para que possamos ter cursos, leituras de mapa e um espaço de estudo e socialização.

Foi criada uma comissão para que se apresente um estudo nos próximos 90 (noventa) dias.

Membros da Comissão Imobiliária: Renato Hasson Chebar, Heber Fernandes da Silva, Otávio Azevedo, Maria Virgínia da Franca Couto Fernandes, Denise Telles Cordeiro.

  • O associado Sidney Robson dos Santos Dantas propôs fazer um documentário sobre a astrologia no Rio de Janeiro e divulgar em centros culturais.

Membros da Comissão para Estudo do Departamento Cultural: Sidney Robson dos Santos Dantas, Luzimar Alves de Lima, Wilza Guedes do Rosário.

Em relação ao terceiro item da pauta, os associados presentes elegeram, por aclamação, a nova administração do SINARJ para o triênio 2014/2017, onde todos os eleitos tomaram posse de seus respectivos cargos na data de hoje, 21/06/2014, e tendo o seu término previsto para o dia 21/03/2017. Com isto, a administração do SINARJ fica composta da seguinte forma:

PRESIDÊNCIAMARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI.

VICE-PRESIDÊNCIAFERNANDO MATTOS GUIMARÃES.

DIRETORIA SECRETARIA GERALANNE HELOISE SAMPAIO DE ALMEIDA.

DIRETORIA TESOURARIA: MARIA APARECIDA BEZERRA.

DIRETORIA TÉCNICACLAUDIA SOUZA NUNES DE AZEVEDO.

DIRETORIA SOCIAL E DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICASPATRICIA MESSINA MEDEIROS.

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETINGZARIFA MATTAR FURTADO.

Para suplentes dos cargos da diretoria acima, os associados presentes aprovaram, por unanimidade de votos e sem qualquer reserva ou restrição, os seguintes nomes:

 

  • NELMA GUERRA (DIRETORIA DA SECRETARIA GERAL).
  • LAURITA RODRIGUES DANTAS (DIRERTORIA DE TESOURARIA).
  • CARLOS MANOEL DE HOLLANDA CAVALCANTI (DIRETORIA TÉCNICA).
  • DENISE TELLES CORDEIRO (DIRETRORIA SOCIAL E DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS).
  • LUCIANNA MAGALHÃES DOS SANTOS (DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING).

 

CONSELHO FISCAL:
ALBANO JOAQUIM ASSUMPÇÃO DOS REIS.
MARIA VIRGÍNIA DA FRANCA COUTO FERNANDES.

Para o início imediato do meu mandato, todos os eleitos acima declararam que: 1) Estão em pleno gozo da capacidade civil, e que não estão incluídos em nenhuma das situações previstas em lei que os impeçam de exercer atividades mercantis, profissionais e empresariais; b) Não estão impedidos, por lei especial, de exercerem a administração da entidade; c) Não estão condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargo público; d) Não foram condenados por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação.

Em relação ao quarto item da pauta:

  • Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, salientou que já tivemos 280 pagantes e pede propostas concretas para ampliar o número de associados, propondo seguros coletivos, buscar patrocinadores para o Simpósio e melhorar a atualização do site para maior participação dos associados.
  • Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, levantou a questão da plataforma da chapa ser fundamentalmente voltada para fora, sem qualquer projeto voltado para prover as necessidades da base, especialmente no que se refere a uma proposta para ampliar o pequeno número de associados (126 astrólogos + 23 contribuintes), e, também, a atenção ao que está parado, site e boletim. E, ainda, a necessidade de ampliar o número de participantes do Simpósio, que só ocorrerá com a redução de preços.
  • Maria Eugênia Suany de Castro Pisani, lembra que Renato Hasson Chebar, Marcia Russo Mattos, José Maria Gomes Neto e Celisa Beranger ficarão como um Conselho Consultivo durante a nova gestão para que possam contribuir e orientar a atual gestão.

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar, a Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata que, após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 21 de junho de 2014.

Maria Eugênia Suany de Castro Pisani
Presidente da Mesa

Renato HassonChebar
Secretário da Mesa


ATA DA 106ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 13:00 h do dia 05/04/2014#
CNPJ 01.957.469/00001-86

No quinto dia de abril do ano de 2014, sábado, às 13:00 h em primeira convocação, e às 13:10 horas em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 22.02.2014, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 106ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/00001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, em quórum necessário e contando com as presenças de 36 (trinta e seis) associados, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sr. Renato Hasson Chebar e como secretária da mesa Laurita Rodrigues Dantas.

Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

  1. Aprovação das contas, do balanço das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2013.
  2. Ratificação e aprovação do reajuste na anuidade de 2014.
  3. Eleição para nova Diretoria.
  4. Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, pediu a palavra para dizer que as contas estão aprovadas e observa que teve uma redução de 216 para 188 associados em 2013. E que o Simpósio de 2013 acrescentou R$ 17.000,00 e que em Dezembro/2013 o caixa do SINARJ dispunha de R$ 93.000,00 em aplicações.

Com relação ao segundo item da pauta, foi ratificada a aprovação do reajuste na anuidade do ano de 2014 para R$ 246,00.

Em relação ao terceiro item da pauta, o quadro sucessório para nova Diretoria não obteve sucesso, pois não houve interessados a preencher os cargos, e uma nova eleição deve ser convocada.

Em relação ao quarto item da pauta:

  • Foi sugerido que numa próxima Assembleia deve se pensar na melhor forma de utilizar o numerário do SINARJ.
  • Maria Eugênia Suany de Castro Pisani, Conselheira Fiscal sugere renovar o Estatuto e que na próxima Assembleia votemos uma redução do tempo necessário para se ocupar o cargo da Presidência.

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar, o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata que, após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 05 de abril de 2014.

Renato Hasson Chebar
Presidente da Mesa

Laurita Rodrigues Dantas
Secretária da Mesa               

 

 


ATA DA 105ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 10:00 h do dia 09/03/2013#
CNPJ 01.957.469/00001-86

No nono dia de março do ano de 2013, sábado, às 10:00 h em primeira convocação, e às 10:30 horas em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 07.02.2013, realizou-se no Largo do Machado, 54, Largo do Machado/RJ, a 105ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade,sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991.
O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/00001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sr. Renato Hasson Chebar e como secretária da mesa Tania Mara Marcos Alves. Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

1) Aprovação das contas, do balanço das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2012.
2) Ratificação e aprovação do reajuste na anuidade de 2013.
3) Alteração na Diretoria de Financeira.
4) Debater e desenvolver as seguintes idéias :
a) proposta para redução de mandato de diretoria;
b) criação da Diretoria de Relações Públicas
5) Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, pediu a palavra para
apresentar o resumo da avaliação das contas entregue pelo Presidente da Mesa:
Foram aprovadas as contas, o Balanço e as Demonstrações Financeiras do Exercício findo em 31/12/2012.
Em comparação com 2012, o Simpósio foi melhor, mas a receita só cobriu as despesas, mesmo tendo tido um lucro de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em comparação com 2011, que foi de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Vários associados reclamaram do preço do Simpósio, acharam mais caro que em 2011 e pediram, também, para manter o Simpósio em 02 dias.
Também, em relação ao Balancete, José Maria Gomes Neto, Diretor Social, sugeriu colocá-lo no site, onde os Associados podem tomar conhecimento.

Com relação ao segundo item da pauta, foi ratificada a aprovação do reajuste na anuidade 2013.

Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, ressaltou que a anuidade aumentou em 32% desde 2009 e que dar anistia na anuidade para os associados em atraso não aumentou a renda. Ficou acordado manter o boleto para as pessoas que não ligaram pedindo depósito
identificado. Após 03 meses, se não pagarem, enviar novamente o boleto.

Renato Hasson Chebar, Vice-Presidente, sugeriu manter todos os modos de pagamento, a fim do associado ter opções de pagamento. O que todos concordaram.

José Maria Gomes Neto, Diretor Social, sugeriu que a receita aplicada pode ser usada em benefício do associado. Este item ficou de trazerem propostas e ser discutido em outra reunião.

Fernanda dos Santos Santa Roza, Diretora de Comunicação e Marketing, sugeriu que nos próximos mandatos haja isenção da anuidade para quem está na Diretoria, a fim de motivar novos colaboradores. Esta sugestão não foi aprovada.

Celisa Beranger sugeriu, então, dar benefício no Simpósio e não na anuidade. Esta sugestão ficou de ser resolvida em outra reunião/votação.

Em relação ao terceiro item da pauta foi aprovado o comunicado de que Jairo Cavalcanti de Camargo, Diretor Tesoureiro, pediu demissão do cargo, pois não concorda com a conduta do atual contador. O atual vice-presidente, Renato H. Chebar, acumulará esta função.

A abordagem do quarto item teve como objetivo debater e desenvolver as seguintes idéias:

a) Proposta para redução do mandato de Diretoria:
Não foi aprovada a redução do mandato da Diretoria, passando de 03 para 02 anos a eleição
de membros da Diretoria e do Conselho Fiscal. Este item foi rejeitado na proporção de 16
por 04 votos. E em atendimento ao que está previsto no Código Civil Brasileiro, aprovado
pela Lei 10.406, de 10 de fevereiro de 2002, foi aprovado por todos que a Assembleia Geral
Ordinária deverá reunir-se até o mês de abril de cada ano, e não especificamente no mês de
abril, como constava redigido no artigo 13 (item a.1) do Estatuto Social. Diante disto, foram
feitas as devidas correções no texto do art. 13 que passará a ter nova redação conforme o
Estatuto Social Consolidado que faz parte integrante desta ata.

b) Criação da Diretoria de Relações Públicas:

Foi aprovada a criação da Diretoria de Relações Públicas, e para este cargo foi eleita a Sra. PATRÍCIA MESSINA MEDEIROS.
Com relação ao quinto item da pauta, tratando de assuntos gerais, foram apenas discutidos os
seguintes assuntos:

Marcia Matos, Presidente, sugeriu formar uma equipe pequena, exclusivamente para o Simpósio (aproveitar as palestras do evento Águas de Março e divulgar) e fazer a eleição para o próximo mandato em Março/2014.

Fernanda dos Santos Santa Roza, Diretora de Comunicação e Marketing, sugeriu que o Facebook, após o “post” colocar o número do SINARJ, que estará autorizando a Diretoria pegar e colocar no site.

José Maria Gomes Neto, sugeriu que a partir do Simpósio de 2013 a Diretoria atual deve dar respaldo para a próxima diretoria.
Diante disto, foi feita as devidas correções no texto dos art. 23 a 25 que passarão a ter nova redação conforme o Estatuto Social Consolidado que faz parte integrante desta ata.
Não tendo mais nada a declarar ou deliberar, o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da
qual lavrei a presente Ata que, após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 09 de março de 2013.

Renato Hasson Chebar
Presidente da Mesa

Tania Mara Marcos Alves
Secretária da Mesa

 


ATA DA 104ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 19:00 h do dia 26/04/2012 #
CNPJ 01.957.469/00001-86

No vigésimo sexto dia de abril do ano de 2012, quinta-feira, às 18:30 h em primeira convocação, e às 19:00 horas em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 27.03.2012, e Errata alterando o horário da Assembleia, publicada no jornal “Extra” do dia 05.04.2012 realizou-se na Rua Jardim Botânico, 700, sala 524, a 104ª Assembleia Geral Ordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição  e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade,sob a matrícula nº 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas nº 590 – sala 902, Centro, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ sob o nº 01.957.469/00001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo assumido a Presidência da Mesa o Sr. Renato Hasson Chebar. Nesta mesma ocasião os associados me convidaram e  eu, Cristina Amorim Tavares da Silva, assumi a Secretaria Geral da Mesa. Declarando aberta a sessão, o Presidente da Mesa anunciou a pauta do dia, constante de:

1)    Aprovação das contas, do balanço das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2011.

2)    Ratificação e aprovação do reajuste na anuidade de 2012.

3)    Alteração nas Diretorias de Tesouraria, Comunicação e Marketing e Secretaria-Geral.

4)    Debater e desenvolver as seguintes idéias :

a) proposta para uma nova sede;

b) inserção de um Departamento ativo de Relações públicas dentro da Diretoria Social    sob a coordenação de  Patricia Messina Medeiros;

c) inclusão dos antigos sócios que estão em débito com o SINARJ;

5) Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro item da pauta, Celisa Beranger, Conselheira Fiscal, pediu a palavra para apresentar o resumo do relatório da avaliação das contas entregue ao Presidente da Mesa:

Na comparação com 2010, cujo valor da anuidade foi o mesmo, ocorreu redução de 7.27% na receita arrecadada dos associados. Ponderou que a decisão de não remeter boletos para a anuidade de 2012, interrompendo uma rotina de dez anos,  pode agravar esta condição. Ponderou também que,  durante todo o ano, os que não pagaram devem ser lembrados e incentivados a cumprirem sua obrigação. De qualquer modo, considerando a inclusão das aplicações financeiras, o saldo em caixa em 31 de dezembro de 2011 aumentou R$ 10.000,00 com relação a 31 de dezembro de 2010.

Não foi possível avaliar o movimento do Simpósio. Solicitou que a secretária volte a   fazer o acompanhamento em separado do movimento do evento. Já solicitou ao contador que ele seja constituído em item único, e não agregado aos demais eventos. Ponderou também com relação à necessidade de valores significativos serem especificados em itens apropriados  ao invés de incluídos em Despesas Gerais como Outras Despesas Operacionais.

Com relação à contabilidade é importante que o fluxo mensal que acompanha os documentos forneça informações que orientem a contabilidade na inclusão das despesas nos devidos itens.

Considerando os valores de 2011 a despesa mensal fixa é da ordem de  R$ 2.500,00, porém há meses específicos em que ocorrem acréscimos. Fevereiro IPTU, Maio 13º da contabilidade, Dezembro 13º da secretária. Ainda é preciso considerar a inclusão das férias da secretaria.

Com relação ao segundo item da pauta, foi ratificada a decisão da Assembleia de 26 de janeiro de 2011.

Em relação ao terceiro item da pauta foram apresentadas as cartas demissionárias dos diretores: Carmen Maris, Ronaldo Binari e Patrícia Messina e apresentados os novos diretores:

DIRETORIA TESOURARIA: Jairo Cavalcanti de Camargo

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: Fernanda dos Santos Santa Roza

DIRETORIA SECRETARIA GERAL: Cristina Amorim Tavares da Silva

A abordagem do quarto  item  teve início  com o debate com relação à proposta para uma nova sede.

Celisa Beranger lembrou que uma sede própria é um privilégio que não pode ser descartado, e a mudança só deve ocorrer na hipótese da troca por uma sede melhor, inviável  nas  atuais condições financeiras. Então foram apresentadas propostas visando aumentar a frequência  na sede. A associada Laurita Rodrigues Dantas propôs a divulgação da biblioteca para estudo, pesquisa e empréstimo de livros aos associados. Também foi sugerida a promoção de pequenos eventos dentro do horário comercial tais como palestras, grupos de estudo e aulas.

A seguir foi aprovada por unanimidade a inserção de um  Departamento de Relações Públicas, dentro da Diretoria Social, sob a coordenação de  Patricia Messina Medeiros, que de imediato visará a captação de associados, começando pelas  Escolas de Astrologia.

Em sequência, visando a inclusão de antigos sócios em débito, a Presidente Marcia Mattos propôs uma taxa de readmissão de R$ 50,00 por cada ano de inadimplência. Colocado em votação a grande maioria aprovou tal procedimento para vigorar no prazo de 90 dias a contar desta data.

Assuntos Gerais: Celisa Beranger sugeriu um reajuste no preço cobrado nos eventos menores, normalmente nos Equinócios e Solstícios, que vem sendo praticado desde 2010. Por unanimidade foi aprovado o valor de R$ 45,00 para os que não são associados.

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar, o Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata que, após ser lida, foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 26 de abril de 2012.

Renato Hasson Chebar
Presidente da Mesa 

Cristina Amorim Tavares da Silva
Secretária da Mesa

Jairo Cavalcanti de Camargo
Diretoria Tesouraria

Fernanda dos Santos Santa Roza
Diretoria de Comunicação e Marketing

Cristina Amorim Tavares da Silva
Diretoria Secretaria Geral

 


Ata da 103ª Assembleia Geral Extraordinária do SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 19:00 h do dia 26/01/2012 #
CNPJ 01.957.469/00001-86

Dia 26/01/2012 – (18:30: 1ª convocação e 19:00 2ª e última convocação) Rua Jardim Botânico, 700 sala 524 às 18h45m A 103ª Assembleia teve início com a constituição de Renato Chebar como secretário e Márcia Mattos como presidente.

1) Renato Chebar abriu a reunião, fazendo o anúncio do primeiro reajuste da anuidade após 2009: a. Astrólogo e Pessoa Jurídica: R$ 210,00, podendo ser dividida em 3 parcelas iguais de R$ 70,00 cada. Primeiro vencimento em 31/03/2012. O pagamento até 20/03/12 terá desconto de 5%. Após 31/03/2012, terá multa de 10%. b. Contribuinte – R$ 105,00 com desconto de 5% podendo ser dividida em 3 parcelas iguais de R$ 35,00 cada. Primeiro vencimento em 31/03/2012. O pagamento até 20/03/12 terá desconto de 5%. Após 31/03/2012, terá multa de 10%.

2) Apresentação de Jairo Cavalcanti de Camargo como novo tesoureiro do SINARJ, em substituição a Ronaldo Binari e de Fernanda Santa Roza, responsável pelo setor de comunicação, que passa a ter o auxilio de Natalie Perissé.

3) Preocupação com o esvaziamento do numero de sócios no SINARJ. SINARJ precisa de alguns voluntários para preencher algumas lacunas na administração.

4) Implementações da gestão atual: i. Palestras trimestrais para associados e afins. ii. Reformatação e atualização do site SINARJ iii. EDU SINARJ – Divulgação dos cursos de astrólogos associados. iv. Publicação gratuita de artigos no site; v. Apoio institucional à Universidade Cândido Mendes. vi. Disponibilização da página do astrólogo associado no site SINARJ vii. Aumento substancial da quantidade de livros na Biblioteca SINARJ .

5) Reativação do Setor de RP e Pequenos Eventos: a. Descentralizado, irá alternar eventos em diferentes bairros no Rio de Janeiro. b. Voluntários para administração deste setor: Patrícia Messina como coordenadora, Maria Cristina Freire, Ângela Correia, e Natalie Perissé.

6) SINARJ debateu quais as estratégias para reativar associados inadimplentes/inativos.

7) Convocação de Assembleia Geral Ordinária para 14 de abril de 2012, às 10,30 h, 2ª convocação às 11 horas, para votar as seguintes pautas: a. Resgate de astrólogos inativos e ampliação do quadro social. b. Ampliação de setores que possam agregar atividades da área. c. Avaliação sobre a sede do SINARJ – Outro local –mudança, filiais? Sobre este assunto, Maria Virgínia Fernandes comentou que a compra da atual sede foi resultado de um esforço grande da administração do SINARJ na época, que ficava sempre em locais emprestados, como ficou muito tempo no escritório do Paulo Luz. Para vender a sede é necessária a realização de Assembleia com essa finalidade, pois nem todos os associados do SINARJ moram na Zona Sul do Rio de Janeiro e que isso tem que ser amplamente discutido.

8) Márcia Mattos convidou Otávio Azevedo para a Diretoria de Marketing, sem resposta final nesta Assembleia.

9) Biblioteca SINARJ: Laurita , Angela e Kiki (Maria Cristina Freire) vão auxiliar na organização da Biblioteca.

10) Jairo Cavalcanti sugere que SINARJ faça parceria com empresas, por meio da formação de um grupo de astrólogos que oriente sobre as decisões de compra de seus clientes.

11) SINARJ Consultoria: A diretoria vai pensar sobre a criação de projeto de consultoria para atuar junto a empresas/instituições, na qual os astrólogos associados são remunerados.

12) Fernanda Santa Roza sugeriu fazer campanha para que os associados usem seu nº de inscrição a exemplo da OAB, CREA, etc.

13) Anúncio do próximo evento em 20/03 – 19 h –Auditório da Candido Mendes em Ipanema– Equinócio de Áries . Encerrou-se a Assembleia com o agradecimento à participação dos presentes, e comunicação da Diretoria que vai contatar os novos voluntários para a formatação e realização de suas novas atividades.

Rio de Janeiro, 26 de janeiro de 2012.

 


Ata da 101ª Assembleia Geral Extraordinária do SINARJ

SINDICATO DOS ASTROLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Data: 10/04/2010 (dez de abril de dois mil e dez)às 10:00 horas, em primeira convocação, e às 10:30

horas, em segunda e última convocação, realizada na sede do SINARJ, à Av. Presidente Vargas, 590 sl.902– Centro.

A assembleia foi iniciada pela Diretora Secretária Geral do SINARJ, Luci Igrejas Martins, que passou aCelisa Beranger a presidência da reunião, da qual participaram os seguintes associados: Generosa Arman

Perez, Márcia Russo de Mattos, Maria Eugênia de Castro, Ronaldo Binari da S. Freire, Ângela Maria deSouza Nunes, Jacob Gonik, Elizabeth Caparelli Guimarães, José Maria Gomes Neto, Fernando Fernandes,Luzimar Alves de Lima e Valdomiro Santana Junior.

A pauta da Assembleia era a seguinte:

1) Alteração do Estatuto Social

2) Aprovação das Contas do ano de 2009

3) Eleição

4) Assuntos Gerais

Colocando em apreciação o primeiro item da pauta a presidente explanou sobre as alterações no EstatutoSocial e sua finalidade. A seguir procedeu-se a votação e todas foram aprovadas por unanimidade.

a) O caput do Art. 9º foi alterado para: Os candidatos aos cargos de administração deverão estarsindicalizados, serem atuantes como astrólogos, e estarem em dia com suas contribuições e obrigações.

b) O Inciso 3 do Art. 9º passará a ter o seguinte texto: “ As chapas deverão ser registradas na secretaria do SINARJ com 30 (trinta) dias de antecedência da ata marcada para a realização das eleições, e serão divulgadas na sede social e no site.”

c) O Inciso 5 do Art.9º passará a ter o seguinte texto: “Todas as reformas ou mudanças no Estatuto, sejam elas quais forem, passam a produzir efeitos e entram em vigor imediatamente após a sua aprovação em Assembleia.”

d) Será inserido como parágrafo segundo no art. 12 o seguinte texto: “Para apresentação e votação as chapas não precisam ter todos os cargos preenchidos, com exceção dos seguintes cargos

indispensáveis: Presidente, Diretor Tesoureiro e pelo menos dois Conselheiros Fiscais. Após a eleição destes cargos, ocorrendo a situação aqui prevista de vacância nas demais Diretorias, para

que estas vagas sejam ocupadas, a Diretoria eleita do SINARJ deverá reunir-se para aprovar ou não os nomes dos novos Diretores que serão indicados pelo Presidente, devendo a ata desta reunião ser posteriormente divulgada aos associados através do site do SINARJ”.

e) Será inserido o inciso “k” no art. 16 com o seguinte texto: “Aprovar, em caso de vacância, os nomes das pessoas indicadas pelo Presidente para assumir as Diretorias vagas.”

f) Será inserido o inciso “j” no art. 18 com o seguinte texto: Indicar, em caso de vacância, os nomes das pessoas que irão assumir as Diretorias vagas, devendo estes nomes serem aprovados previamente pelos atuais Diretores.

g) O Art.38 passará a ter o seguinte texto: “O presente Estatuto entra em vigor imediatamente a partir desta data, produzindo todos os efeitos legais após o seu registro no Cartório de Registro Civil das Pessoas Jurídicas.”

Dando continuidade à reunião passamos ao segundo item da pauta, as contas do ano de 2009, que foramaprovadas por unanimidade.

Passando ao terceiro item da pauta procedeu-se a eleição da nova diretoria, sendo eleita por unanimidade achapa única:

“TEMPO DE LUZ”

Presidente: Jacobb Gonik

Diretor Tesoureiro: Renato Chebar

Diretor Social: José Maria Gomes Neto

Diretor Técnico: Marcia Mattos

Conselho Fiscal: Celisa Beranger e Maria Eugênia de Castro.

A posse da nova diretoria ocorreu imediatamente após a eleição, o a vigência dos mandatos dão início na data de hoje, 10/04/2010, e término previsto para o dia 09/04/2013

O quarto item, Assuntos Gerais, motivou a assembleia com as propostas da nova diretoria que pretende dar novo impulso às atividades da instituição.

Sem mais a reunião foi encerrada.

Luci Croccia
Diretora Secretária Geral

 


ATA DA 102ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 13:30 h do dia 19/03/2011 #
CNPJ-MF: 01.957.469/0001-86
RCPJ-RJ: 114.376

No décimo nono dia do mês de março do ano de 2011, sábado, às 13:00 h em primeira convocação, e às 13:30 h em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “O Globo” do dia 01/02/2011, realizou-se nas dependências do Centro de Convenções do Edifício Flex Center, situado no Largo do Machado, 54, Catete, Rio de Janeiro – RJ, a 102ª Assembléia Geral Extraordinária do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula n.º 114.376, por despacho datado de 17/05/1991. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas, 590 –  Sala 902, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ-MF sob o n.º 01.957.469/0001-86. Nesta data, os seus associados reuniram-se, tendo sido convidado e assumido a Presidência da Mesa a Sra. CELISA MARIA CARDOSO BERANGER. Nesta mesma oportunidade os associados me convidaram, e eu, MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI, assumi a Secretaria Geral da Mesa.  Declarando aberta a sessão, a Presidente da Mesa pediu-me que anunciasse a pauta do dia, constante de:

  1. Aprovação das contas, do balanço e das demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2010;
  2. Eleição para compor a nova Diretoria para o triênio 2011/2014;
  3. Assuntos Gerais.

Com relação ao primeiro assunto da pauta, foram apresentadas as contas, o balanço e demais demonstrações financeiras do exercício findo em 31/12/2010 para serem apreciadas. Em seguida, foi aprovado pela Assembléia, por unanimidade de votos e sem qualquer reserva ou restrição, as contas, o balanço e demais demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31/12/2010.

Com relação ao segundo assunto da pauta, os associados presentes elegeram, por unanimidade de votos, a nova administração do SINARJ para o triênio 2011/2014, onde todos os eleitos tomaram posse de seus respectivos cargos na data de hoje, 19/03/2011, e tendo o seu término previsto para o dia 18/03/2014. Com isto, a administração do SINARJ fica composta da seguinte forma:

PRESIDÊNCIA: MÁRCIA RUSSO DE MATTOS

VICE-PRESIDÊNCIA: RENATO HASSON CHEBAR

DIRETORIA SECRETARIA GERAL: PATRÍCIA MESSINA MEDEIROS

DIRETORIA TESOURARIA: RONALDO BINARI DA SILVA FREIRE

DIRETORIA TÉCNICA: CARLOS MANOEL DE HOLLANDA CAVALCANTI

DIRETORIA SOCIAL: JOSÉ MARIA GOMES NETO

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: CARMEN DE PAULA NISTICÓ CARVALHO

Para suplentes dos cargos da diretoria acima os associados presentes aprovaram, por unanimidade de votos e sem qualquer reserva ou restrição, os seguintes nomes:

ISABEL CRISTINA LIMA (DIRETORIA SOCIAL)

GABRIELA BAUMANN (DIRETORIA SECRETARIA GERAL)

ADRIANA FIGUEIREDO (DIRETORIA TÉCNICA)

KLAUS DENECKE (DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING)

VALÉRIA IHNS (DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING)

HEBER FERNANDES DA SILVA (DIRETORIA TESOURARIA)

CONSELHO FISCAL:

CELISA MARIA CARDOSO BERANGER

MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI

Para o início imediato do meu mandato, todos os eleitos acima declararam que: a) Estão em pleno gozo da capacidade civil, e que não estão incluídos em nenhuma das situações previstas em lei que os impeçam de exercer atividades mercantis, profissionais e empresariais; b) Não estão impedidos, por lei especial, de exercerem a administração da entidade; c) Não estão condenados a pena que vede, ainda que temporariamente, o acesso a cargo público; d) Não foram condenados por crime falimentar, de prevaricação, peita ou suborno, concussão, peculato, ou contra a economia popular, contra o sistema financeiro nacional, contra as normas de defesa da concorrência, contra as relações de consumo, a fé pública ou a propriedade, enquanto perdurarem os efeitos da condenação.

Com relação ao terceiro, não foi deliberada qualquer outra aprovação por parte dos associados, visto que foram apenas discutidos assuntos gerais, de natureza administrativa e operacional.

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar a Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata, que após ser lida  foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.   

 

Rio de Janeiro, 19 de março de 2011.

CELISA MARIA CARDOSO BERANGER
Presidenta da Mesa

MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI
Secretária da Mesa


ATA DA 99ª ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DO SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

# Realizada às 10:30 h do dia 24/04/2008 #
CNPJ-MF 01.957.469/0001-86

Aos vinte e quatro dias do mês de abril de 2008, quinta-feira, às 10:00 h em primeira convocação e às 10:30 h em segunda e última convocação, em conformidade com o edital de convocação publicado no jornal “Extra” do dia 21/12/2007, realizou-se na sua sede social a 99ª Assembleia Geral do SINARJ. O SINARJ é uma organização sindical constituída na forma de associação civil de direito privado, com fins não econômicos, fundado em 14/03/1989, com personalidade jurídica adquirida em inscrição e registro civil de seu Estatuto Social no Registro Civil de Pessoas Jurídicas desta cidade, sob a matrícula nº 613.807, por despacho datado de 26/05/1997. O SINARJ tem sua sede na Av. Presidente Vargas, nº 590 – Sala 902, Centro, Rio de Janeiro – RJ, CEP 20071-000, e está inscrito no CNPJ-MF sob o nº 01.957.469/0001-86. Nesta data, reuniu-se a maioria de seus associados, tendo assumido a Presidência da Mesa a Sra. MARILDA BOURBON LEAL DA SILVEIRA, e eu MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI, tendo assumido a Secretaria Geral da Mesa. Declarando aberta a sessão, a Presidente da Mesa pediu-me que anunciasse a pauta do dia, constante de:

1) Eleição da Presidência, da Diretoria e do Conselho Fiscal do SINARJ para o triênio 2008/2010.

Com relação ao único assunto da pauta, os associados presentes aprovaram, por unanimidade de votos, anova administração do SINARJ, composta pela Presidência, Diretoria e Conselho Fiscal. Nesta oportunidade, também foram eleitos os suplentes para os cargos da Diretoria, onde todos os eleitos terão o início de seus mandatos no dia 01/05/2008 e o seu término previsto para o dia 30/04/2010, ficando composta a administração da seguinte forma:

PRESIDÊNCIA: MARILDA BOURBON LEAL DA SILVEIRA

VICE-PRESIDÊNCIA: MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI

DIRETORIA SECRETARIA GERAL: LUCI IGREJAS MARTINS

DIRETORIA SOCIAL: MARILHA MANESCHY SUZUKI

DIRETORIA TÉCNICA: CLÁUDIA HARTLEY LISBOA

DIRETORIA TESOURARIA: HEBER FERNANDES DA SILVA

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING: THEREZINHA MARIA CHRISTINA DE CASTRO GOUVÊIA

CONSELHO FISCAL:

ANNA MARIA DA GLÓRIA DA COSTA RIBEIRO

CID GERALDO DE OLIVEIRA

MÁRCIA RUSSO DE MATTOS

Para suplentes dos cargos da diretoria e do conselho fiscal acima os associados presentes aprovaram, por maioria de votos, os seguintes nomes:

NELMA GUERRA

RONALDO BINARI DA SILVA FREIRE

LÚCIA AMÉLIA VEIGA NETO

FRANCISCA NEZILDA OLIVEIRA PASSOS

MÔNICA REIS BURICHE

Não tendo mais nada a declarar ou deliberar a Presidente da Mesa deu por encerrada a sessão da qual lavrei a presente Ata, que após ser lida foi devidamente assinada pelas pessoas abaixo.

Rio de Janeiro, 24 de abril de 2008.

MARILDA BOURBON LEAL DA SILVEIRA
Presidente da Mesa

MARIA EUGÊNIA SUANY DE CASTRO PISANI
Secretária da Mesa

JAIR RAMOS DE OLIVEIRA
TESTEMUNHA (01)

JOSÉ INÁCIO DE FRANÇA
TESTEMUNHA (02)

 


Ata da 98ª Assembleia Geral Extraordinária do SINARJ

SINDICATO DOS ASTRÓLOGOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Data: 11/12/07 (onze de dezembro de 2007), às 18:00 horas, em primeira convocação, e às 18:30 horas, em segunda e última convocação, realizada na sede do SINARJ, à Av. Presidente Vargas, 590 sl.902 – Centro.

A assembleia foi iniciada pela Presidente do SINARJ, Marilda Bourbon, com os associados: Luci Croccia, Heber Fernandes da Silva, Generosa Arman Perez, Marilha Suzuki, Nezilda Passos, Ronaldo Binari da Silva Freire, Teresa Maia.

Pauta da Assembleia:

  • Agendamento da data para a Assembleia Geral na qual correrá a eleição para presidente, vice-presidente, diretoria e conselho fiscal do SINARJ para o período de2008 a 2010
  • Definição do valor da anuidade do SINARJ para 2008
  • Assuntos Gerais

Iniciando a discussão do primeiro item da pauta, ficou decidido que a data para a realização da Assembleia na qual ocorrerá a eleição para o triênio de 2008 a 2010, será dia 24 de abril de 2008 no horário das 10:00h às 18:00h.

As chapas deverão ser registradas na secretaria do SINARJ com 90 dias de antecedência da data marcada para a realização das eleições (até 24 de janeiro de 2008), e serão divulgadas na sede social e no site, conforme prevê o estatuto em vigor. Osindicato fará a convocação através de edital de jornal de grande circulação.

Passando ao segundo item da pauta foi resolvido que a anuidade será R$150,00 (cento e cinqüenta reais) com vencimento em 31 de março de 2008. Sendo paga até 29 de fevereiro de 2008 terá desconto de 10%. Poderá ser parcelado o valor de R$150,00 em até 3 vezes vencendo a primeira em 15 de março e as demais nos dias 15 dos meses subseqüentes. O custo do boleto será pago pelo associado.

Assuntos Gerais – neste item foi requisitado que os associados se manifestassem quanto ao local mais adequado para a realização do próximo simpósio, visando um menor custo.

Sem mais assunto a presidente deu por encerrada a assembleia.

Luci  Luci Croccia
Diretora Secretária Geral