Entrevista para Avaliação Técnica – 21 de fevereiro de 2018


AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS PARA AVALIAÇÃO TÉCNICA

Informamos que o SINARJ está realizando o agendamento de entrevistas para avaliação técnica destinadas àqueles que desejarem se associar como Astrólogo (Associado Efetivo), mas que não possuam comprovação de formação fornecida por uma Escola de Astrologia ou Astrólogo que ministre curso de formação completa.

Essa entrevista visa atender a comprovação definida no Artigo 7º do Estatuto Social:

Art. 7º – Na admissão do Associado efetivo, o Diretor Técnico deverá apreciar:

a. Formação e trabalhos exercidos no âmbito da Astrologia
b. Curriculum fornecido por Escola de Astrologia ou por Astrólogo, que reconhecidamente ministre formação completa informalmente.

Inciso 1 – A avaliação técnica daqueles que não puderem comprovar a formação, será efetuada pelo Diretor Técnico, através de entrevista na qual será solicitada a interpretação total ou parcial de um Mapa Natal, conjugada com a utilização de pelo menos uma técnica de desenvolvimento do Mapa (Trânsitos, Revoluções Solares ou Progressões). No caso de candidato que pretenda atuar na área de ensino, uma aula também será solicitada. O resultado será descrito em laudo de avaliação.

Inciso 2 – O laudo concluirá pela aprovação ou reprovação do candidato. No caso de reprovação, o laudo deverá indicar os tópicos que a ocasionaram.

Inciso 3 – O candidato reprovado poderá requerer nova avaliação após 09 meses.

A Comissão de Avaliação espera que,  na Interpretação do mapa escolhido, o candidato atenda aos itens abaixo relacionados:   

  • Capacidade de hierarquizar os múltiplos fatores de análise de uma carta natal, com base em sua importância relativa;
  • Identificação de fatores em destaque no mapa analisado, como planetas com dignidades essenciais ou acidentais, planetas enfatizados por angularidade, por disporem de diversos planetas etc.
  • Uso correto da sintaxe astrológica, com demonstração de suficiente conhecimento do conjunto de regras comumente conhecidas como “Teoria das Determinações”;
  • Identificação e análise de configurações específicas, como a Quadratura T, a Grande Quadratura, o Grande Trígono e o Yod; 
  • Identificação, na carta, de significadores acidentais de assuntos específicos, sempre que solicitado;
  • Capacidade de análise de casas sem planetas e da inter-relação entre assuntos de diversas casas com base em planetas regentes e ocupantes, assim como nos aspectos existentes.
  • Escolha de uma técnica de desenvolvimento do mapa: Trânsitos, Progressões ou Revolução Solar.

As entrevistas serão realizadas no dia 21 de fevereiro de 2018, quarta-feira, entre 14h e 17h.

Caso seja de seu interesse, solicite o agendamento até o dia 31 de janeiro, entrando em contato com a secretaria do SINARJ pelo telefone (21) 2213-0972 ou pelo email sinarj@sinarj.com.br.