Lua Nova 26°19’ Escorpião – 18/11/2017, 09:42 hs (Brasília)


Lua Nova 26°19’ Escorpião – 18/11/2017, 09:42 hs (Brasília)

Amanhã de manhã inicia-se um novo ciclo lunar quando a Lua alcança o Sol para mais um encontro. Durante a Lua Nova, o lado visível da Lua para nós não reflete nenhuma luz do Sol, pois ela está em conjunção com ele e, portanto, não podemos vê-la. Ela nasce às 6 hs da manhã e se põe às 6 da tarde, transitando pelo céu durante o dia, acompanhando o Sol. 

Simbolicamente, ela representa um momento em que os impulsos são renovados, trazendo uma nova oportunidade para começos ou inícios de novas situações – projetos, objetivos, idéias, etc, de algo que não fizemos antes. Mas tudo que fizermos ganha essa qualidade de início, esse impulso forte voltado para a ação, para colocarmos em jogo algo no mundo externo. 

A Lua Nova deste mês posiciona-se no grau 26°19’ de Escorpião e, sendo a terceira Lua Nova pós eclipse total do Sol – que foi em 28°53’ de Leão (21/08/2017) – mobiliza o ponto do eclipse. Assim, potencializa ainda mais o poder de transformação deste ciclo, que se desenvolverá com intensidade, com situações fortes e marcantes, fatos vindo à tona. Aumentando a tensão, os dois regentes da lunação, Plutão e Marte, estão em aspecto desafiador. Portanto, é um ciclo que pode envolver lutas de poder e riscos, visando mudanças radicais. Por outro lado, ainda estamos neste momento, embora no final, sob as benesses do aspecto construtivo entre Saturno e Urano, com o caminho aberto para o novo, proporcionando base para que surjam condições progressistas.