Simpósio SINARJ 2016


 

Após uma reviravolta política, desastre natural ou acidente aéreo de grandes proporções, é comum a figura do crítico que aparece para questionar: por que os astrólogos não previram? Décadas de exposição na mídia não modificaram esta distorcida expectativa: a obrigação da Astrologia é antever os acontecimentos – de preferência com datas exatas, nomes precisos e detalhes escabrosos.

Qual o limite do astrólogo ao desenhar cenários e traçar prognósticos? Até que ponto nossa própria postura nos leva a alimentar crenças equivocadas? Que cuidados éticos e metodológicos devemos ter ao apresentar previsões? Como lidar com erros e acertos, após a ocorrência dos fatos?

Esta é a espinha dorsal do Simpósio do SINARJ, versão 2016. Esperamos você para discutir questões incômodas e encontrar respostas que nos tornarão melhores como profissionais e seres humanos.

 

Mito de Tyché

A figura utilizada no cartaz acima, relacionada ao tema desse ano, representa a deusa Tyché para a mitologia grega ou Fortuna, na mitologia romana. Divindade alegórica, Tyché designava o acaso. Presidia a todos os acontecimentos, distribuindo a sua vontade, os bens e os males. Daí sua representação com a cornucópia. Todos aqueles que se expunham às incertezas chamavam por ela. Em algumas representações aparece com os olhos vendados e um timão nas mãos.

 

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO

No dia 04 de novembro, sexta-feira, às 18h, um coffee break de boas vindas acolherá o público para a especial jornada de 3 dias.

Às 18:45 será realizada a Abertura Oficial do Simpósio, seguida de uma Mesa Redonda sobre o tema do Simpósio.

Com linhas de abordagens diferentes, cujo maior propósito é trazer a tona os possíveis olhares que envolvem as interpretações e seus aspectos determinísticos ou não, participarão desse painel instigante os astrólogos Adonis Saliba (SP), Claudia Castello Branco (RJ) e George Jorge (SP).

Cada palestrante terá 20 minutos para apresentar seu ponto de vista a respeito do tema Previsões: Destino ou Escolha?

Após um intervalo de 15 minutos, serão disponibilizados 60 minutos para perguntas da plateia, com a mediação de José Maria Gomes Neto (RJ).

Nos dois dias que se seguem, sábado e domingo, acontecem as palestras programadas, em dois salões simultâneos, com a duração de 50 minutos cada e intervalos de 10 minutos entre as palestras, incluindo um coffee break a tarde.

Serão 32 palestras, sendo 29 de astrólogos convidados que se somam aos 3 trabalhos convocados que foram selecionados pela Comissão de Avaliação de Trabalhos composta pelos astrólogos Nivaldo Pereira (RS), Rui Sá (SP) e Titi Vidal (SP), dentre os 9 trabalhos recebidos.

Os trabalhos selecionados e seus respectivos autores são os seguintes, por ordem de apresentação no Simpósio:

OS CAMINHOS DA ASTROLOGIA NA CONTEMPORANEIDADE
Deborah Jean Worthinghton

– Apresentação no domingo, dia 06 de novembro, às 10:30h – Salão Fortuna

PESQUISA DA REVOLUÇÃO DE SATURNO ARGENTINA
Sandra Lia Bonsaver

– Apresentação no domingo, dia 06 de novembro, às 16:00h – Salão Fortuna

PREVISÃO E DESTINO: ROTEIRO INEVITÁVEL OU GUIA PARA O FUTURO
Claudinei Dias da Silva

– Apresentação no domingo, dia 06 de novembro, às 17:30h – Salão Fortuna

Esta Convocação de Trabalhos teve o objetivo de incentivar pesquisas e dar oportunidades aqueles que possuem trabalhos inéditos. Foi um enorme prazer recepcionar os 9 trabalhos enviados e concluir que, diante desse expressivo número, a Convocação de Trabalhos Inéditos obteve sucesso como um estímulo à produção de textos de astrologia.

Veja os detalhes de como se deu a Convocação de Trabalhos clicando aqui.

Sendo uma jornada de três dias, destacamos que o credenciamento dos participantes terá inicio às 17h de sexta-feira, dia 04 de novembro, e será indispensável para a participação no coffee break de acolhimento e para o acesso ao Salão Tyché onde ocorrerá a Abertura Oficial, seguida da Mesa Redonda. Ressaltamos que essa identificação será mandatória durante todos os dias do Simpósio, podendo ser feita nos dias e horários indicados.

Venha compartilhar de mais esse grande evento promovido pelo SINARJ, que anualmente oferece uma das maiores oportunidades de reunir astrólogos, estudantes e simpatizantes deste saber milenar.

 

PALESTRANTES E PALESTRAS

Contaremos com a participação de astrólogos de destaque nacional e internacional, com palestras desenvolvidas com exclusividade para esse evento. Disponibilizamos todas as informações detalhadas sobre cada Palestrante e sua respectiva Palestra.  Para acessar este conteúdo exclusivo, CLIQUE AQUI.

 

Faça download do ebook com toda a Programação Oficial clicando aqui

 

 


 

MINICURSOS COM PALESTRANTES

Além da Programação Oficial do XVIII Simpósio Nacional e IX Internacional de Astrologia do SINARJ, ofereceremos no dia 04 de novembro, sexta-feira, das 14h às 17h, dois minicursos especiais ministrados por palestrantes, cujos temas apresentamos a seguir:

 

SINASTRIAS DINÂMICAS – TRÂNSITOS E PROGRESSÕES NAS RELAÇÕES DE CASAIS
Cecilia Ortiz – México

As relações pessoais tem a característica de estarem sempre evoluindo. Através do conhecimento dos trânsitos e das progressões, que afetam a relação e seus integrantes, saberemos quando chegam os momentos de crises para resolvê-las ou as oportunidades para aproveitá-las.

MÉTODOS DE PREDIÇÃO CONJUGADOS
Carlos Fini – Paraná

Organização, Fundamentos e Integração de Informações voltadas ao Estudo das Predições
Primárias, Secundárias, Trânsitos Lentos, Trânsitos Rápidos, Fatores de Excitação * Lunações “ e Cartas Complementares (Revolução Solar)
Inúmeros Exemplos práticos

 

Local

Os minicursos serão realizados no próprio Centro de Convenções do Hotel Novo Mundo, na Praia do Flamengo, 20 – Rio de Janeiro – RJ.

 

 

 

 

Confira as fotos do evento: