XIX SIMPÓSIO NACIONAL E X INTERNACIONAL DE ASTROLOGIA


 

OS HOMENS DE GAIA

Ouranos – o Céu – todas as noites cobria Gaia, a Terra, gerando monstros gigantescos, dentre eles os titãs, que mantinha presos no interior da Terra. Indignada, Gaia convence o filho mais jovem, o titã Cronos (Saturno), a castrar o pai, salvando-a e instaurando a ordem no mundo.

Urano e Saturno simbolizam princípios difíceis de conciliar: inovação tecnológica e consciência ambiental; independência e atenção às regras. Expressam também dilemas que continuam a vigorar no mundo contemporâneo: revolta renovadora ou conservadorismo? Segurança ou Liberdade?

O Simpósio 2017 acontece sob o trígono Saturno-Urano, aspecto que permite que os “homens de Gaia” possam buscar soluções sustentáveis em todos os níveis: econômico, político, social e psicológico. Um tempo para renovar o pacto entre a Terra e o Céu, em bases harmônicas.

 

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO

No dia 10 de novembro, sexta-feira, teremos um coffee break de acolhimento antecedendo a Abertura Oficial do Simpósio, seguida de uma Mesa Redonda cujo tema tratará das “Relações entre Astrologia e Academia”.

Será uma roda de conversa dos membros da Academia Celeste, constituída por acadêmicos estudiosos de Astrologia, sobre a presença da astrologia na universidade, seus problemas político-científicos e suas relações com outros saberes.

Essa Mesa Redonda contará com os seguintes participantes:

– Angélica Paulillo Ferroni (PUC-SP)
– Cristina de Amorim Machado (UEM-PR)
– Edil Carvalho (UFRJ-RJ)
– José Aparecido Celório (UEM-PR)
– Marcus Reis Pinheiro (UFF-RJ)
– Thiago do Amaral de Carvalho e Silva (UNICAMP-SP)

Sendo uma jornada de três dias, destacamos que o credenciamento dos participantes terá inicio às 17h de sexta-feira, dia 10 de novembro, e será indispensável para a participação no coffee break de acolhimento e para o acesso ao Salão Ouranos onde ocorrerá a Abertura Oficial, seguida da Mesa Redonda. Ressaltamos que essa identificação será mandatória durante todos os dias do Simpósio, podendo ser feita nos dias e horários indicados.

Nos dias 11 e 12, sábado e domingo, serão apresentadas 30 palestras inéditas, sendo 24 dentre os grandes nomes da astrologia brasileira, 04 convidados estrangeiros de renome, e 02 trabalhos selecionados por convocação.

No sábado e domingo, as palestras serão apresentadas em dois salões simultâneos, com a duração de 50 minutos cada e intervalos de 10 minutos entre as palestras, e será servido um coffee break a cada dia, na parte da tarde.

 

PALESTRANTES E PALESTRAS

Contaremos com a participação de astrólogos de destaque nacional e internacional, com palestras desenvolvidas com exclusividade para esse evento. 

Conheça os Palestrantes e suas Palestras CLICANDO AQUI.

Confira a Programação Oficial do Simpósio, com o detalhamento completo dos dias e horários de cada atividade na grade de horários abaixo. Para download, CLIQUE AQUI:

 

 

CONVOCAÇÃO DE TRABALHOS

Mantendo nosso compromisso de incentivar pesquisas e dando chance a novos nomes que possuam trabalhos inéditos, 02 das palestras foram objeto de convocação de trabalhos. 

A Comissão de Avaliação de Trabalhos foi composta pelos astrólogos de renome: Angela Nunes (RJ), Gregório Pereira Queiroz (SP) e Ricardo Lindemann (DF), e selecionou 2 (dois) trabalhos dentre os 6 (seis) recebidos.

Os trabalhos selecionados e seus respectivos autores são os seguintes, por ordem de apresentação no Simpósio:

 

SATURNO E LILITH 
Cristiane Brum Bernardes

– Apresentação no sábado, dia 11 de novembro, às 14h – Salão Gaia

Para acessar o texto do trabalho, clique AQUI.

 

ASTROLOGIA: VIABILIDADE DE UM ESTATUTO EPISTEMOLÓGICO
Tadeu Correia da Silva

– Apresentação no domingo, dia 12 de novembro, às 09h30 – Salão Gaia

Para acessar o texto do trabalho, clique AQUI.

 

Foi um enorme prazer recepcionar os trabalhos enviados e ratificar que a Convocação de Trabalhos Inéditos constitui um estímulo à produção de textos de astrologia.

O XIX Simpósio Nacional será uma grande oportunidade para a divulgação dos trabalhos selecionados, ao lado de palestrantes renomados no cenário da Astrologia nacional e internacional.

Veja os detalhes da Convocação de Trabalhos Inéditos clicando AQUI.

 
 
CENTRO DE CONVENÇÕES E FACILIDADES

XIX Simpósio Nacional e X Internacional de Astrologia do SINARJ será realizado no Centro de Convenções do Hotel Novotel Botafogo, na Praia de Botafogo, 330 – Rio de Janeiro.

Uma localização privilegiada, inserida na Enseada de Botafogo e cercada de inúmeras opções de entretenimento, como cinemas, teatros, shoppings, bares e restaurantes. O Novotel Botafogo é mesmo um hotel novo, inaugurado em 2016, e conta com um Centro de Convenções moderno e projetado com detalhes que irão lhe  surpreender.

O acesso se dá através do próprio piso da recepção, no térreo, onde um largo corredor nos conduz a um enorme lounge com área para o serviço de coffee break, além de um ambiente de confraternização extremamente agradável. Área de conversação em confortáveis sofás e poltronas, formando um local especial para a indispensável confraternização também tão esperada e promovida em nossos Simpósios.

Os salões de palestras com equipamentos modernos e mobiliário contemporâneo para os participantes usufruírem de todo o conteúdo de alta qualidade a ser apresentado pelos palestrantes.

Acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, desde a entrada aos salões, incluindo banheiros projetados com cabines especiais.

O Hotel possui estacionamento rotativo no subsolo, administrado por empresa terceirizada, mas poderá ser utilizado com um valor de diária, e existem outras opções próximas que serão divulgadas mais a frente.

Proximidade com a estação Botafogo do Metrô e pontos de embarque e desembarque de várias linhas de ônibus na própria Praia de Botafogo.

Além da opção de hospedagem no próprio Hotel Novotel, os participantes poderão optar pelo Hotel Ibis Budget Botafogo com diária mais econômica e acesso direto pela garagem do próprio Novotel.

Nesta região também podem ser encontradas outras opções de hotéis e hostels.

É o SINARJ sempre buscando aprimorar a realização de seu grande evento anual.


MINICURSOS COM PALESTRANTES 

Dois minicursos especiais com palestrantes, uma oportunidade única de participar de um treinamento exclusivamente produzido e que ocorrerá na parte da tarde do dia da Abertura Oficial do Simpósio. E para os inscritos no Simpósio, a comodidade de ser no mesmo local do evento.
  
Cabe ressaltar que os dois minicursos irão acontecer simultaneamente, ou seja, no mesmo dia e horário: dia 10 de novembro, sexta-feira, das 14h às 17h. Portanto, na inscrição deverá ser informado qual será o minicurso desejado.

ASTROLOGIA HORÁRIA, A ARTE DE RESPONDER A PERGUNTAS ATRAVÉS DA ASTROLOGIA 
Walter Anliker – México

Astrologia Horária é um antigo método oracular da astrologia ocidental. Serão ensinadas as regras e o método para poder responder perguntas concretas mediante um mapa levantado para o momento no qual o astrólogo entende a pergunta.

PADRÕES FAMILIARES X VOCAÇÃO – A DIFÍCIL ESCOLHA DE SER QUEM SE É
Lucia Torres – Rio Grande do Sul

Abordaremos os dilemas arquetípicos que envolvem as decisões da pessoa no seu processo de individuação. Através de estudos de caso e dos mapas dos participantes, vamos observar o eixo fundamental do mapa, o desafio de reconhecer padrões subjacentes que se expressam através de questões que envolvem os quatro elementos, as posições de Sol e Urano, bem como as casas e os signos associados com os aspectos emocionais e a necessidade de vinculação e pertencimento.

LOCAL: Centro de Convenções do Hotel Novotel, na Praia do Botafogo, 330 – RJ.


PROGRAMAÇÃO PÓS-SIMPÓSIO 

Iremos realizar mais um evento no dia 13 de novembro, segunda-feira após o Simpósio: um novo minicurso com Walter Anliker, do México.

  
NOVO MINICURSO – Dia 13 de novembro, das 14h às 18h

DIREÇÕES POR ARCO SOLAR, EVENTOS QUE MARCAM A VIDA 
Walter Anliker – México

Estas direções constituem um método preditivo de avanço de todos os planetas, a Lua e as casas, tomando como base o movimento do Sol progredido, aproximadamente 1º por ano. Este método de Direções Simbólicas surpreende pela simplicidade e eficácia.

Local: Rua Bento Lisboa, 184, sala 322 – Catete – RJ


 

VIDEOS DE PALESTRAS 

Alguns palestrantes gravaram suas palestras de forma independente, e as disponibilizaram para acesso público. Para assistir, clique AQUI.

 

FOTOS DO EVENTO